No dia 26 de abril é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. E, pensando nisso, convidamos a Enfermeira do PSF da UBS Ana Paulino de Medeiros, Eryca Lemos, para uma entrevista alusiva a essa doença silenciosa que acomete milhões de pessoas em nosso país.
A Hipertensão Arterial Sistêmica é a mais frequente das doenças cardiovasculares. Eryca Lemos, complementa ao dizer que a Hipertensão Arterial Sistêmica é também o principal fator de risco para as complicações mais comuns como Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Infarto Agudo do Miocárdio, além da doença Renal Crônica Terminal.
“No Brasil são cerca de 17 milhões de portadores de hipertensão arterial, 35% da população de 40 anos e mais. E esse número é crescente; seu aparecimento está cada vez mais precoce e estima-se que cerca de 4% das crianças e adolescentes também sejam portadoras”.
É sabido pontuar que os profissionais de saúde da Rede Básica(UBS) têm importância primordial nas estratégias de controle da hipertensão arterial, tanto na definição do diagnóstico clínico, quanto da conduta terapêutica.
Diante disso, pensando nessa responsabilidade, a Prefeitura Municipal de Areia Branca, através da Secretaria Municipal de Areia Branca e a Coordenação de Hiperdia, realizara, nesse dia 27, quinta-feira, após a “Missa da Graça”, uma ação alusiva ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, com a oferta de serviços de aferição de Pressão, Glicemia e inscrições para Academia da Saúde.
Dessa forma, convido toda a comunidade areia-branquense a se fazer presente, não somente pelos serviços, mas, principalmente, pela informação e prevenção da saúde. Afinal, o conhecimento e a informação são os recursos estratégicos para a promoção de saúde das pessoas.
Fonte: Equipe da Sec. M. Saúde
0 comentários:
Postar um comentário