18 de Abril de 2017, 09:21 às 11:20
A reunião começou com Aldo Dantas, substituindo, como vice, o presidente Kinho, convidando para leitura da ata da ultima sessão ordinária, terça-feira, 11 de abril, a vereadora Rebeca, substituindo o primeiro secretário Samuel Lemos. A mesma Wagner como segundo secretário, Manezinho, Netinho e Antônio Carlos.aprovada sem ressalvas pelos vereadores presentes, Alderi, Renan, substituindo.
O vice presidente, Aldo Dantas, justificou a ausência dos colegas na sessão, por estarem em Natal desde ontem, em reuniões, discutindo e vendo uma forma de viabilizar a implantação de um IFRN na cidade. Como requerimentos, Kinho de Beguinho, atual presidente da câmara, requereu reparos na rua Rui Barbosa, desde recapiamento das ruas à troca de tampas de esgoto. Manezinho requereu a construção de 3 paradas nas entradas das comunidades rurais para as pessoas que ficam ali aguardando transporte.
Aldo Dantas requereu moção de pesar para Antônio José Martins e Cosminho. Todos os requerimentos escritos foram aprovados por unanimidade! A palavra foi dada ao vereador Netinho, para falar com os presentes convidados da empresa de energia, Complexo Fotovoltaico Floresta, que atenderam seu oficio solicitando a presença dos mesmos. Ele pediu que os representantes da empresa dessem explicações sobre como está o andamento dos trabalhos da companhia e o que ela pretende fazer para ajudar o município.
O representante da empresa, Anderson, disse ver com bons olhos o interesse do legislativo e do poder público pelo trabalho da empresa. Dando detalhes acerca da história da empresa, o grupo ENGE, e explicando as conexões e ramificações da empresa pelo Brasil e pelo mundo. Em seguida falou das operações do grupo na região, fechando um panorama geral de suas atividades. Netinho retomou a palavra e fez perguntas a respeito da duração do projeto de energia solar e quadro de funcionários na cidade. O representante respondeu que o projeto tem curta duração de implementação por se tratar de uma montagem relativamente rápida e diz que 70% da mão de obra empregada é local.
O responsável pela instalação do projeto explicou que a companhia está de acordo com as determinações do IDEMA, fornecendo emprego aos locais, promovendo a educação ambiental com compromisso social, nas comunidades onde o parque está instalado. A empresa falou ainda sobre os programas sociais que planeja implementar, que dependem de aprovação do BNDS, tais como: oferecer capacitação profissional aos locais, educação geral incentivada pelo esporte para crianças, parceria com a fundação ABRINQ para trabalhar as crianças e tira-las das ruas para evitar o envolvimento dos jovens com as drogas, incentivo a pesca, e por último, fornecimento de água potável para agricultura.
Mais uma vez, com a palavra, o vereador Netinho parabenizou a atuação da empresa, dizendo serem bastante interessantes as iniciativas propostas pelo grupo. O vice presidente, Aldo Dantas, falou sobre a cobrança da população aos vereadores por respostas da empresa, e falou sobre o projeto aprovado na câmara para incentivo fiscal, afim de trazer empresas como esta à nossa terra.do projeto na cidade. Os colegas vereadores explicaram que houve a audiência na zona rural.
O vereador Netinho perguntou se houve contato entre qualquer representante da prefeitura com a empresa. O representante Anderson, esclareceu que sim, a dois meses atrás houve o primeiro contato e que eles o estão mantendo desde então.O popular presente, Raimundo, servidor público, cobrou da empresa uma audiência pública para tratar da transparência com a população, pois é preciso ver o impacto ambiental seguida o grupo se despediu dos presentes.
Ponta do Mel. O popular presente aproveitou e perguntou da temporariedade dos empregos ofertados pela empresa. O representante do grupo, Anderson, explicou que os empregos são temporários, e pediu compreensão e conscientização, pois é uma característica desse tipo de empreendimento. Mas a empresa pretende promover treinamento e qualificação aos contratados e encaminhamento para que possam seguir profissionalmente ao fim do empreendimento. Em conhecida como “beco da galinha morta”, o nomeado Beco do Triunfo.
Ambos os O vereador Netinho fez um requerimento verbal pedindo informações e dados sobre como andam os auxílios moradias e alugueis fornecidos pela prefeitura. Manezinho aproveitou para explicar que já procurou informações e foi dito que estão fazendo o recadastramento. Netinho explicou que precisa de documentos formais acerca da situação. Na ocasião, Rebeca requereu, também verbalmente, que a TCL providencie urgentemente a limpeza da rua requerimentos verbais foram aprovados por unanimidade!O vereador Alderi convocou os colegas a enviarem um requerimento coletivo com todos
os vereadores pedindo estradas para comunidades com difícil acesso na zona rural, como o benfica.
Nada mais havendo a tratar o vice-presidente, Aldo Dantas, encerrou os trabalhos com a leitura da palavras de Deus pelo o vereador Renan.
Nada mais havendo a tratar o vice-presidente, Aldo Dantas, encerrou os trabalhos com a leitura da palavras de Deus pelo o vereador Renan.
0 comentários:
Postar um comentário