Enfermeira Helen Keuren
Mobilização iniciada no ano de 2014, o “abril verde” tem como iniciativa conscientizar a população para reduzir os riscos e o agravo de doenças do trabalho bem como, também, incentivar a sua prevenção, haja vista existirem poucas políticas voltadas às melhorias na questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro.
Partindo dessa ideia, a prefeitura municipal de Areia Branca, através da secretaria de saúde e a coordenação de saúde do trabalhador, irão realizar, ainda nesse mês, algumas ações voltadas para a segurança e saúde do trabalhador. Como ponto de partida, Helen Kelren Tavares, enfermeira da unidade básica de saúde Celso Dantas, concedeu uma entrevista ao site, objetivando informar a relação da rotina corrida das pessoas com o trabalho no século XXI e as doenças ditas ocupacionais.
O âmbito do trabalho passou por diversas mudanças transformando-o e, também, fazendo-o adotar novas medidas de organização, novas relações e meios de controle. “Esse novo universo pode se mostrar preocupante quando levamos em consideração a saúde física e mental do trabalhador, visto que acometem reflexos psicossomáticos, tais como: excessos na jornada de trabalho, o desrespeito a fatores ergonômicos, antropométricos, má postura, estresse e fatores psicológicos.
Doenças ocupacionais são as maiores causadoras de sofrimento e perdas no âmbito trabalhista e, de acordo com o estudo de Rocha e Bussinguer (2016) também são responsáveis por seis vezes mais mortes do que os acidentes de trabalho. Entre essas doenças, destacam-se: lesão por esforços repetitivos (LER) ou distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT); asma ocupacional; dermatose ocupacional; surdez; catarata; além das doenças ocupacionais psicossociais, as doenças de caráter emocional, como a depressão, estresse e ataques de ansiedade ou síndrome do pânico.
A mensagem final que deixo a vocês é que levem à saúde e segurança do trabalhador a sério. Aproveito a oportunidade para ressaltar e, ainda, parabenizar a prefeitura, juntamente com a secretaria municipal de saúde por terem contribuído com isso no planejamento e execução de ações voltadas com esse propósito”, salientou a enfermeira.
Por Helen Keuren
0 comentários:
Postar um comentário